16NOV
2023

CDL Lajeado e Sebrae: Missão empresarial para varejo de SP e RD Summit capacita turma

Fruto de uma parceria entre a CDL Lajeado e o Sebrae Vales do Taquari e Rio Pardo, a missão empresarial para São Paulo foi uma grande oportunidade de atualização, capacitação e relacionamento. O grupo integrado por 20 pessoas esteve na capital paulista de 7 a 11 de novembro, onde realizou vistas técnicas e participou do RD Summit, o maior evento de marketing, vendas e inovação da América Latina.  A programação com mais de cem palestrantes do RD Summit foi prestigiada por cerca de 20 mil profissionais. Na parte das visitas, a turma conheceu empresas como Dona Dêola, Chilli Beans, Boticário Lab e Melissa, podendo interagir com suas equipes e conhecer o dia a dia, além de práticas de atendimento, marketing e comercialização. A experiência foi proporcionada dia 7, na véspera do RD.

“Foi muito produtivo e valioso. A vivência entre os empresários, as ideias, e tudo o que aprendemos com certeza será de grande valia para o comércio e os negócios de cada participante”, resumiu o presidente da CDL Lajeado, Aquiles Mallmann. Para compartilhar os conceitos e tendências, a entidade vai promover um happy hour no dia 30 de novembro, oportunidade que todos os interessados de Lajeado e região podem aproveitar. Segundo ele, se apropriar da inteligência artificial (IA) e aliar essa tecnologia com o atendimento de qualidade, humanizado e com amplo conhecimento dos produtos/serviços é uma das principais mensagens. “Se falou muito em IA, mas também de calor humano e do quanto isso bem aplicado pode fazer a diferença”.

Integrante do grupo, a gerente da Lojas Müller, Débora Scheibel, afirmou que o RD Summit foi uma experiência incrível. “Com certeza se tiver a oportunidade vou de novo. Um conjunto de aprendizados, experiências e ideias”, declarou. Entre os principais aspectos para colocar em  prática, destacou: “tenha adaptabilidade, treine você e seu time, seja curioso, questione. Use a tecnologia a seu favor. Se importe com o que você faz e com as pessoas e muito, muito ouvido: seja humano”.

O diretor comercial da empresa Calci, Rafael Martinelli Colombo, pontuou três tendências que mais lhe chamaram a atenção: gestão de pessoas para melhores resultados; sustentabilidade, um tema que está cada vez mais presente na decisão de compra dos consumidores; e inteligência artificial. “Estamos passando por uma revolução onde todas as esferas dos negócios terão presença de IA. Cabe a nós todos aprendermos a trabalhar com as novas ferramentas disponíveis”, concluiu.